Yara e Enbridge desenvolverão e construirão projeto de amônia azul de baixo carbono
A Yara Clean Ammonia (Yara), uma empresa Yara International ASA, e a Enbridge Inc. (Enbridge), anunciou a assinatura de uma carta de intenções para desenvolver e construir em conjunto uma instalação de produção de amônia azul de baixo carbono como parceiros iguais. A instalação proposta, que inclui a reforma autotérmica com captura de carbono, será localizada no Enbridge Ingleside Energy Center (EIEC) perto de Corpus Christi, Texas.
Uma vez operacional, a instalação de produção será capaz de fornecer amônia com baixo teor de carbono para atender à crescente demanda global, com uma capacidade esperada de 1,2 a 1,4 milhão de toneladas por ano. Estima-se que aproximadamente 95% do dióxido de carbono (CO2) gerado no processo de produção seja capturado e transportado para armazenamento geológico permanente próximo. Se confirmado na fase de Projeto de Engenharia Front-end (FEED) e aprovado, o investimento total do projeto é esperado na faixa de US$ 2,6 a US$ 2,9 bilhões, com início da produção em 2027/2028.
A Enbridge e a Yara utilizarão suas forças complementares para desenvolver e executar o projeto. A experiência líder da indústria da Yara em desenvolvimento, produção, operações e distribuição de amônia, combinada com a experiência em desenvolvimento de infraestrutura em larga escala da Enbridge e plataformas de exportação e docas de águas profundas EIEC de classe mundial, será fundamental para o avanço do projeto desde o desenvolvimento até a operação comercial. Além disso, espera-se que a Yara, a maior distribuidora de amônia do mundo, contrate a aquisição total da instalação, o que aumenta ainda mais o valor estratégico e a viabilidade comercial do projeto.
Espera-se que o Texas Eastern Transmission Pipeline da Enbridge forneça o serviço de transporte para o gás de alimentação que será usado para o processo de produção, e a Enbridge, juntamente com a Oxy Low Carbon Ventures, está avançando em um centro de sequestro de CO2 próximo, que é um destino potencial para o projeto capturado CO2.
“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Yara e colaborar neste projeto de energia limpa, especialmente devido à sua experiência em projetos, operações e distribuição globais de amônia”, disse Colin Gruending, vice-presidente executivo da Enbridge e presidente de Liquids Pipelines. “O EIEC está bem posicionado para se tornar o terminal de exportação mais sustentável da América do Norte por meio da produção de combustível de baixo carbono, captura de carbono e autogeração solar.”
“A Yara tem o prazer de se juntar à Enbridge no desenvolvimento deste significativo projeto de amônia limpa. Conforme apresentado em nosso Capital Markets Day, estamos trabalhando sistematicamente para desenvolver oportunidades de projetos nos EUA e esse projeto contribuirá significativamente para nossa estratégia de descarbonizar a agricultura, além de atender a novos segmentos de amônia limpa, como combustível para navios, produção de energia e amônia como um transportador de hidrogênio”, disse Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.
A construção de quaisquer instalações estará sujeita ao recebimento de todas as aprovações regulatórias necessárias.
Comentários
Postar um comentário